Pular para o conteúdo principal

Glaciar Martial - Ushuaia - Hitchhiking & Hiking

Ushuaia, Tierra del Fuego, 7 de Fevereiro de 2013


Esse dia, ou melhor, a sequencia de dias culminando neste, foram suficientes pra colocar Ushuaia em uma posição privilegiada na minha lista de cidades favoritas. Primeiro o passeio de barco pelo Canal Beagle quando, entre outras coisas, vimos os leões marinhos. Depois o mágico encontro com os pinguins. Hoje, o acaso, a espontaneidade e a falta de um plano definido foram protagonistas na organização de um dos melhores dias dessa viagem.

Golf com os holandeses

Amanheci com um convite para ir jogar golf no Ushuaia Golf Club com um grupo de holandeses que estava no albergue. Eles estavam em quatro e rachariam um taxi até o tal clube que é famoso por ser o campo de golf mais ao sul do mundo. Eu, particularmente não sou muito fã desse esporte e, apesar de poder ter sido maneiro pela galera que iria, acabei não indo.

Não fui jogar golf mas também não sabia exatamente o que faria. Como expliquei no outro post, a maioria dos passeios em Ushuaia tem horários de saída as 10AM, 3PM e até 7PM. Outros tantos nem precisam ser feitos necessariamente com uma excursão. Sendo assim, eu não estava com pressa de decidir o que faria.

Tomei o café da manhã e saí pra rua para tirar fotos da cidade. Também precisava comprar o tal livro que comentei no outro post. Até terminar essas tarefas, acreditava eu que já teria decidido o que fazer.

Logo na saída do albergue olhei pras montanhas e vi que tinha um pouco mais de neve que na manhã anterior. A noite tinha sido bem fria e o dia amanheceu marcando 6ºC.

                                     

Segui caminhando e fotografando por ruas que eu ainda não tinha andado. (Vou colocar aqui no blog mais fotos das ruas de Ushuaia num futuro post) Durante essas andanças,  vi até um carro de bombeiros da cidade de Toulhin, vizinha de Ushuaia, usando um escudo do Flamengo como símbolo. É o Mengão presente até no Fim do Mundo! :)

 


Algumas das fotos que tirei

Algumas das fotos que tirei

Algumas das fotos que tirei
Quando comecei a descer por um caminho totalmente aleatório para procurar o livro no centrinho alguém me chama da calçada. Era Inbal que vinha caminhando com sua amiga Simona. Essas são as duas israelenses que eu havia conhecido dois dias atrás no passeio de barco pelo Canal de Beagle. Na hora, nenhum dos três acreditou na coincidência. Ushuaia é pequena mas aquilo foi demais. Eu andando sem rumo pela cidade encontrando as duas que estavam caminhando rumo ao Glaciar Martial. Eu não tinha planos definidos então aceitei o convite e resolvi acompanhá-las nessa subida gelada....rs

Simona e eu iniciando a caminhada pra geleira lá atrás
Inbal e eu um pouco depois do encontro acidental
O Glaciar Martial é uma geleira no alto de uma montanha distante 7km do centro de Ushuaia. Li em alguns lugares que essa geleira é a principal fonte de água potável da cidade. A solução adotada para vencer esses 7km foi a mesma que elas já vinham adotando desde que começaram a viajar pela América Latina: Pedir carona pra qualquer carro que passasse. Ontem mesmo elas haviam feito isso pra ir até a Laguna. Eu não fui justamente por não ter a coragem que elas tinham de ficar pedindo carona a desconhecidos. Dessa vez eu já estava andando com as duas e, enquanto andávamos, elas faziam sinais para os carros. Sem ter tomado café direito, de calça jeans e sem o tênis mais adequado resolvi encarar essa aventura com elas. Pelo menos para o frio eu estava preparado! rs

Simona e Inbal pegando instruções durante a caminhada


Depois de andar um pouco finalmente um carro parou pra Simona e deixou a gente entrar. Quando abriram a porta vimos que, além do motorista, também havia um casal. Como fazer um carro com quatro vagas comportar seis pessoas? Nos apertamos lá atrás e Simona foi sentada no colo da Inbal que é menor do que ela! rsrs Achei maneiro que mesmo sem ter o devido espaço o cara parou pra gente. Os três eram argentinos e o motorista pediu duas coisas quando nos deixou na entrada do parque. Primeiro uma moeda dos nossos países de origem e depois uma foto com todos juntos. Elas estavam sem moedas de Israel e eu tinha uma moeda de R$ 1 que dei pra ele... Nos despedimos e seguimos nosso caminho.

Ao entrar vimos um teleférico que imaginamos que nos levaria até o topo do Glaciar. Depois de muita conversa decidimos subir de teleférico e descer caminhando. Compramos os tickets e quando começamos a nos dirigir para as cadeirinhas voadoras eis que surgem as duas amigas alemãs que estavam conosco no Canal de Beagle. Elas já haviam subido e descido do Glaciar Martial... Tinham ido bem cedinho. Perguntamos como era o teleférico e elas falaram que não usaram pois ele só levava até um terço do caminho e, justamente, até o fim da parte mais fácil de toda a caminhada. Inbal se revoltou e fomos negociar com o cara a devolução do dinheiro dos tickets que compramos. Conseguimos sem dificuldades. Decidimos subir tudo caminhando mesmo.


Pegamos uma trilha um pouco mais estreita porém bem mais bonita. Subimos seguindo uma cachoeira proveniente do derretimento da geleira. Conversamos bastante durante a caminhada. Elas cantaram em hebraico e eu ia ensinando algumas coisas de português pra elas já que em breve elas também visitariam o Brasil.

Outros aventureiros próximos a cachoeira

Cachoeira do Glaciar Martial

Inbal, Renato e Simona às margens da cachoeira
A vontade de fotografar a cada passo era imensa. A vista tanto da geleira quanto do que ia ficando pra trás era fantástica! Com o esforço da subida, o corpo esquentava e por várias vezes tiramos os casacos. Logo em seguida o frio de Ushuaia tratava de estabilizar a temperatura e vestiamos novamente....rs

Apesar do frio o dia estava bonito

Bela imagem do Glaciar Martial

Simona, Inbal e o Martial...rs

Simona Inbal close-up

Quase lá!
Caminhamos bastante até que encontramos o primeiro blocão de gelo! Ventava muito e teve um momento que até nevou um pouco. Floquinhos bem pequenos que talvez nem estivessem caindo do céu e sim se desprendendo da geleira com o vendo. Não sei. Eu sei que vimos as poeirinhas brancas caindo em cima de nós!

A partir desse grande bloco de gelo eu não fui mais. Ficou muito íngrime e fiquei preocupado com meu tenis que não era apropriado. Fiquei com medo de escurregar! rs

Enorme bloco de gelo lá em cima

Trio do lado do gelo

 
Já estávamos quase no topo mas ainda tinha gelo pra ver. Elas subiram mais um pouco e depois iniciamos nosso caminho de volta.

Glaciar Martial

Glaciar Martial
Depois de tomar muito frio e muito vento, paramos pra tomar um chocolate quente numa cabaninha super maneira toda feita de madeira! Me senti num filme! rsrs Lá encontramos uma mulher que estava sozinha com seus bolos, cafés e chás... tudo a venda pra aquecer os aventureiros famintos que por ali passassem. A cabaninha era bem aconchegante e aquecida com um grande forno... Estavamos bem cansados e a vontade era tomar o chocolate e tirar uma soneca ali dentro mesmo! rsrs

Cabana de madeira e as três camas em potencial..rs

Simona fazendo pose e Inbal distraída

Tortas, bolos, livro
Chocolate quente
Continuamos a decida até a saída do parque. Quase chegando, Inbal e Simona avistaram de longe um grupo de sete israelenses que estavam iniciando a subida deles. Elas passaram as dicas pros conterraneos, conversaram um pouco sobre o que cada uma havia feito até aquele dia e dez minutos depois eles seguiram subindo.

Simona, Inbal e eu saímos do parque em direção a cidade. Sabe como? De carona de novo. Uma dupla de senhores americanos da Califórnia nos levou desde lá de cima até o centrinho de Ushuaia. Os velhinos tinham pinta daqueles ricaços de Los Angeles que a gente vê na TV. Eles foram muito simpáticos e prestativos. Conversaram bastante com a gente e nos deixaram num lugar melhor do que o que havíamos pedido. Dessa vez, Inbal, a menor, foi no colo da Simona..rs

Quem lê as coisas que eu escrevo sobre planejamento de viagem sabe que sou bastante criterioso e cuidadoso com isso. Talvez porque as viagens que havia feito até essa de Ushuaia foram para países mais caros sendo a organização um grande aliado pra economia de dinheiro e tempo. Entretanto, como falei no início desse post, nesse dia em Ushuaia a falta de um plano foi o grande aliado pra que eu tivesse tido esse dia show de bola! Talvez, nesse caso, se as coisas tivessem sido planejadinhas não teria sido tão legal como foram! :)

Até a próxima

Renato Vieira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pôr do Sol ao som de Bolero de Ravel - Praia do Jacaré - João Pessoa

João Pessoa, Maio de 2016, Vista da Praia de Tambaú a partir do hotel - Maio de 2016 O último final de semana das nossas férias havia chegado e com ele um novo destino: João Pessoa, capital da Paraíba... distante um pouquinho mais de duas horas de estrada vindo de Pipa . Eu já havia visitado João Pessoa antes, em 2008. Na ocasião estava a trabalho mas graças aos colegas paraibanos da empresa que eu trabalhava a época, consegui conhecer alguns dos pontos principais de JP numa verdadeira maratona depois do horário de trabalho! Lembro que daquela vez almoçamos peixe na Praia de Tambaú, fomos até a Ponta do Seixas (ponto mais oriental de toda a América) e curtimos o famoso Pôr do Sol da Praia do Jacaré ao som do Bolero de Ravel... Flashback: Ponta do Seixas 2008 Flashback: Praia de Tambaú 2008 Voltando para 2016, mais uma vez a passagem pela capital paraibana seria curta ... ficaríamos apenas 30 horas na cidade... Pipa, onde estávamos até então, fica exatamente no me

Bariloche: Isla Victoria e Bosque Arrayanes

Bariloche, Abril 2016 No post anterior falei um pouco da nossa chegada em Bariloche iniciando o nosso tão esperado período de férias. A partir de agora vou registrar alguns dos passeios que fizemos na região que é riquíssima em belezas naturais como é comum em toda a Patagônia! Não vai dar pra falar de tudo em apenas um post então essa é apenas uma primeira parte. Passeio de barco a Isla Victoria A Isla Victoria é uma ilha protegida pela reserva ambiental do Parque Nacional Nahuel Huapi. Compramos o passeio pra lá na agencia de turismo Turisur que tem pelo menos duas lojas no centrinho da Bariloche. Para chegar até a ilha, um ônibus da agencia nos levou do apartamento até o Puerto Pañuelo que fica próximo ao famoso Hotel Llao Llao. Do Puerto Pañuelo embarcamos num catamarã de outra agencia, a CAU-CAU, e iniciamos a navegação pelo lago Nuhuel Huapi. Apertando Amandinha na entrada do Puerto Pañuelo Já na Isla Victoria, as atividades foram: caminhadas em trilhas leves

Confeitarias de Bariloche - Chocolates Rapa Nui

Bariloche, Abril de 2016 Neste e no próximo post estarei fechando os relatos sobre Bariloche, falando sobre lugares especiais na cidade onde curtimos nossos chocolates, alfajores, doces de leite, cafés e tudo de açucarado que combina tão bem com o frio que faz por lá! Vou comentar basicamente sobre três lojas que ficam na calle Mitre , a uma curta caminhada de distância uma da outra... Vamos começar com a Chocolates Rapa Nui de Bariloche ! Chocolates Rapa Nui A maior das confeitarias que visitamos em Bariloche foi a Rapa Nui . Fomos lá pelo menos três vezes na semana em que estivemos na cidade, sempre depois do almoço para tomar um café e saborear uma sobremesa no belo e amplo salão da confeitaria, todo no estilo Art Nouveau ! Balcão na entrada da Rapa Nui Bonito vitral no teto do salão da confeitaria Rapa Nui em Bariloche Parte do salão da confeitaria Rapa Nui Escolhendo o próximo pedido na RapaNui A Rapa Nui começou em Bariloche produzindo chocol

Bariloche: Cerro Tronador e Ventisquero Negro

Bariloche, Abril de 2016 Ainda sobre os passeios em Bariloche... Cerro Tronador e Ventisquero Negro (Glaciar Negro) Assim como os passeios para a Isla Victoria e o Bosque de Arrayanes , compramos o tour para o Cerro Tronador na Turisur. Esse era o passeio que eu mais tinha expectativas desde o início do planejamento do roteiro da viagem! Como seria quase um dia inteiro passeando a céu aberto, deixamos pra fazê-lo no dia com menor probabilidade de chuva possível e graças a Deus deu certo! Na estrada: Ao fundo a cabeceira sul do Cerro Catedral e o Lago Gutierrez O Cerro Tronador é um vulcão extinto de aproximadamente 3.490 metros, localizado em um dos pontos fronteiriços entre Argentina e Chile. No cume desse vulcão, há precipitação de neve o ano todo o que gera uma acumulação de gelo. Esse gelo acumulado por sua vez forma o Glaciar Manso . Como o Glaciar Manso está no cume do vulcão e constantemente em movimento, há sempre queda de gelo para a base do vulcão. O ruído

Bariloche: Seis dicas de onde comer boa carne!

Bariloche, Abril de 2016 Concluídos os relatos sobre os passeios mais importantes que fizemos em Bariloche , quero entrar agora em uma outra parte da viagem que foi igualmente gostosa: Os restaurantes! Em Bariloche comemos em lugares bem legais e com preços bem acessíveis se comparados com restaurantes do mesmo padrão no Rio de Janeiro por exemplo... E a nossa dieta em Bariloche foi estritamente carnívora! Se no nosso prato não tinha algum corte tradicional do churrasco argentino, pode contar que tinha o folclórico Cordeiro Patagônico! hehe Restaurante da hosteria La Casita Andando pelo centrinho de Bariloche, próximo a hora do almoço, descobrimos sem querer esse restaurante pequeno, arrumadinho, todo decorado no estilo alpino, dentro de uma hosteria (pousada). Lá entramos e fomos muito bem recebidos num ambiente aconchegante, rústico e com atendimento familiar!   Nós no restaurante da hosteria La Casita em Bariloche Vista da janela onde estávamos no La Casita