Pular para o conteúdo principal

Uma tarde em Colonia del Sacramento - Uruguai

Buenos Aires / Colonia del Sacramento, 15 de Fevereiro de 2013

Colonia del Sacramento. Esse é o nome da cidadezinha uruguaia distante 1 hora de Buenos Aires pelo Rio de la Plata, navegando no Catamarã rápido da Buquebus. Na verdade existem outras companhias de barco que fazem essa rota como a Colônia Express, por exemplo. Escolhi a Buquebus que é a maior e mais popular. A proximidade com Buenos Aires e o fato de Colonia ser bem pequena, favorecem e viabilizam um bate-volta no mesmo dia. Decidi chegar lá no Uruguai na hora do almoço e voltar a noite.

Terminal Buquebus Buenos Aires
A passagem comprei pela internet ainda no Brasil. Existem promoções pra quem volta no mesmo dia. Apesar de sermos todos "hermanos", achei o processo de emigração e imigração no terminal do Buquebus bem sério. Entrei num guichê onde um oficial portuário argentino carimbou minha saída do país e, logo em seguida, na cadeira ao lado, um oficial portuário uruguaio me fez perguntas simples e carimbou minha permissão de entrada no Uruguai. Na verdade fiquei com dúvida se o oficial uruguaio era uruguaio mesmo. Ele falou português comigo e ainda brincou que eu parecia jogador de futebol... rs

Boarding Pass Buquebus Colonia del Sacramnto
Carimbo saída da Argentina. Olha a coincidência ao lado!
Carimbo de entrada. Uruguay natural.
Procedimentos portuários concluídos, embarquei pra uma viagem rápida e tranquila pra Colonia del Sacramento. Durante a viagem encontrei um casal de uruguaios que estava comigo em El Calafate no dia do tour alternativo ao Perito Moreno. A esposa lembrou até o meu nome o que foi engraçado já que em El Calafate não havíamos conversado... O casal era de Montevideo e passaria o dia em Colonia del Sacramento antes de voltar pra casa.

Buquebus aguardando nosso embarque
Dentro do Buquebus rumo a Colonia del Sacramento
Cheguei no terminal de Colonia pouco depois de meio dia. Lá mesmo dei uma olhadinha no mapa e saí pra andar na cidade. O plano era almoçar, curtir o visual e tirar fotos. Brasileiros que conheço que foram pra lá antes de mim sempre me disseram que Colonia lembrava Paraty, cidade que visitei pela primeira vez no início dessas férias. Era hora de eu mesmo conferir e formar minha opinião.

O "TGV" do Rio de la Plata atracado no porto de Colonia

Dentro do terminal Buquebus de Colonia
Almocei no centro histórico e comecei a fotografar debaixo de um solão de 35 graus que me consumia! rs Apesar do sofrimento do calor, a luz favoreceu bastante as fotos que fui tirando da bonita arquitetura da cidade. Falando em arquitetura, Colonia foi colonizada por portugueses, daí a semelhança que alguns reconhecem entre esta cidade e Paraty.

7up ainda existe também no Uruguai!
Eu no antigo portão muralha de Colonia del Sacramento
Bicicletas nas rua de Colonia del Sacramento











Outra coisa que me chamou atenção em Colônia del Sacramento foram os carros e os ônibus antigos que ainda circulam por lá. Alguns dos carros eram tão antigos que tive dificuldade em acreditar que eles realmente estavam em uso. Fiquei pensando se eles não estavam ali para incrementar todo aquele ambiente e visual nostálgico da cidade.




Esse modelo não circula no Rio de Janeiro há mais de 10 anos
Mesmo correndo risco de ser repetitivo, reforço que o calor estava de matar. Decidi parar pra tomar um sorvete e uma água. Achei o restaurante Punta Piedra na Avenida General Flores, um pouco mais afastado do centro histórico de Colonia del Sacramento. Andando por essa avenida, vendo os preços dos restaurantes nos cartazes nas calçadas, percebi que paguei caro no meu almoço mais cedo. O macete então pra quem quer economizar é explorar o centro antigo e comer um pouquinho só mais afastado dali! A comida é a mesma e achei os restaurantes da General Flores até mais bonitos e mais confortáveis.


Sorvete tomado, continuei as andanças. Ainda na mesma avenida, achei traços de modernidade Colonia bem próximos a marcas de outros tempos. De um lado, um desenho bem moderninho grafitado na parede. Alguns metros depois um velho mapa francês da região do Rio de la Plata mostrando as margens argentinas e uruguaias, reproduzido em azulejos presos na parede.




 
Finalizei minha jornada em Colonia de Sacramento com a certeza de que eu deveria ter passado a noite lá. Digo isso porque estava muito calor e aquilo estava me incomodando muito.... Se eu passasse a noite lá, poderia passar as horas mais quentes no ar-condicionado do albergue e sair pra caminhar e fotografar a cidade mais para o fim da tarde / início da noite quando o solão enfraquece e a brisa entra em cena. Outra vantagem seria curtir música ao vivo nas mesas externas de um dos vários restaurantes do centro histórico no fresquinho da noite. Vi bandinhas tocando na hora do almoço, a noite deve ser ainda mais maneiro! Bom, fica aqui a dica, se for no verão e puder passar a noite lá, talvez seja ainda mais interessante! :)

Camarada relaxando, lendo um livro numa árvore de Colonia
Voltei pra Buenos Aires mais cedo do que inicialmente planejado. Recebi mais dois carimbos no passaporte semi-expirado. Em apenas duas semanas a Argentina já havia carimbado meu passaporte quatro vezes e ainda faltava o carimbo derradeiro no dia da volta ao Brasil! rsrs 

Fecho a história dessa viagem no próximo post!

Abcs,

Renato Vieira

Comentários

Impressões disse…
Renato boa tarde, estive em colonia no dia 18 e, como vc gostei muito de tudo que vi, um pouco menos que você, pois, como disse, o calor atrapalhou muito. Tanto para fotografar, para caminhar e mesmo para escolher um restaurante. Entramos no primeiro que tinha ar condicionado e a comida deixou muito a desejar, o banheiro era "não usável". Nosso guia também contou muito da complicada história da cidade durante o trajeto Montevidéo - Colônia. Na próxima vez me programarei para dormir e explorar lojas e ateliês e fotografar a noite. Adorei também um cantor ...Donato, que cantava drnum retô defronte da praça da igreja.

Postagens mais visitadas deste blog

Pôr do Sol ao som de Bolero de Ravel - Praia do Jacaré - João Pessoa

João Pessoa, Maio de 2016, Vista da Praia de Tambaú a partir do hotel - Maio de 2016 O último final de semana das nossas férias havia chegado e com ele um novo destino: João Pessoa, capital da Paraíba... distante um pouquinho mais de duas horas de estrada vindo de Pipa . Eu já havia visitado João Pessoa antes, em 2008. Na ocasião estava a trabalho mas graças aos colegas paraibanos da empresa que eu trabalhava a época, consegui conhecer alguns dos pontos principais de JP numa verdadeira maratona depois do horário de trabalho! Lembro que daquela vez almoçamos peixe na Praia de Tambaú, fomos até a Ponta do Seixas (ponto mais oriental de toda a América) e curtimos o famoso Pôr do Sol da Praia do Jacaré ao som do Bolero de Ravel... Flashback: Ponta do Seixas 2008 Flashback: Praia de Tambaú 2008 Voltando para 2016, mais uma vez a passagem pela capital paraibana seria curta ... ficaríamos apenas 30 horas na cidade... Pipa, onde estávamos até então, fica exatamente no me

Bariloche: Isla Victoria e Bosque Arrayanes

Bariloche, Abril 2016 No post anterior falei um pouco da nossa chegada em Bariloche iniciando o nosso tão esperado período de férias. A partir de agora vou registrar alguns dos passeios que fizemos na região que é riquíssima em belezas naturais como é comum em toda a Patagônia! Não vai dar pra falar de tudo em apenas um post então essa é apenas uma primeira parte. Passeio de barco a Isla Victoria A Isla Victoria é uma ilha protegida pela reserva ambiental do Parque Nacional Nahuel Huapi. Compramos o passeio pra lá na agencia de turismo Turisur que tem pelo menos duas lojas no centrinho da Bariloche. Para chegar até a ilha, um ônibus da agencia nos levou do apartamento até o Puerto Pañuelo que fica próximo ao famoso Hotel Llao Llao. Do Puerto Pañuelo embarcamos num catamarã de outra agencia, a CAU-CAU, e iniciamos a navegação pelo lago Nuhuel Huapi. Apertando Amandinha na entrada do Puerto Pañuelo Já na Isla Victoria, as atividades foram: caminhadas em trilhas leves

Confeitarias de Bariloche - Chocolates Rapa Nui

Bariloche, Abril de 2016 Neste e no próximo post estarei fechando os relatos sobre Bariloche, falando sobre lugares especiais na cidade onde curtimos nossos chocolates, alfajores, doces de leite, cafés e tudo de açucarado que combina tão bem com o frio que faz por lá! Vou comentar basicamente sobre três lojas que ficam na calle Mitre , a uma curta caminhada de distância uma da outra... Vamos começar com a Chocolates Rapa Nui de Bariloche ! Chocolates Rapa Nui A maior das confeitarias que visitamos em Bariloche foi a Rapa Nui . Fomos lá pelo menos três vezes na semana em que estivemos na cidade, sempre depois do almoço para tomar um café e saborear uma sobremesa no belo e amplo salão da confeitaria, todo no estilo Art Nouveau ! Balcão na entrada da Rapa Nui Bonito vitral no teto do salão da confeitaria Rapa Nui em Bariloche Parte do salão da confeitaria Rapa Nui Escolhendo o próximo pedido na RapaNui A Rapa Nui começou em Bariloche produzindo chocol

Bariloche: Cerro Tronador e Ventisquero Negro

Bariloche, Abril de 2016 Ainda sobre os passeios em Bariloche... Cerro Tronador e Ventisquero Negro (Glaciar Negro) Assim como os passeios para a Isla Victoria e o Bosque de Arrayanes , compramos o tour para o Cerro Tronador na Turisur. Esse era o passeio que eu mais tinha expectativas desde o início do planejamento do roteiro da viagem! Como seria quase um dia inteiro passeando a céu aberto, deixamos pra fazê-lo no dia com menor probabilidade de chuva possível e graças a Deus deu certo! Na estrada: Ao fundo a cabeceira sul do Cerro Catedral e o Lago Gutierrez O Cerro Tronador é um vulcão extinto de aproximadamente 3.490 metros, localizado em um dos pontos fronteiriços entre Argentina e Chile. No cume desse vulcão, há precipitação de neve o ano todo o que gera uma acumulação de gelo. Esse gelo acumulado por sua vez forma o Glaciar Manso . Como o Glaciar Manso está no cume do vulcão e constantemente em movimento, há sempre queda de gelo para a base do vulcão. O ruído

Bariloche: Seis dicas de onde comer boa carne!

Bariloche, Abril de 2016 Concluídos os relatos sobre os passeios mais importantes que fizemos em Bariloche , quero entrar agora em uma outra parte da viagem que foi igualmente gostosa: Os restaurantes! Em Bariloche comemos em lugares bem legais e com preços bem acessíveis se comparados com restaurantes do mesmo padrão no Rio de Janeiro por exemplo... E a nossa dieta em Bariloche foi estritamente carnívora! Se no nosso prato não tinha algum corte tradicional do churrasco argentino, pode contar que tinha o folclórico Cordeiro Patagônico! hehe Restaurante da hosteria La Casita Andando pelo centrinho de Bariloche, próximo a hora do almoço, descobrimos sem querer esse restaurante pequeno, arrumadinho, todo decorado no estilo alpino, dentro de uma hosteria (pousada). Lá entramos e fomos muito bem recebidos num ambiente aconchegante, rústico e com atendimento familiar!   Nós no restaurante da hosteria La Casita em Bariloche Vista da janela onde estávamos no La Casita