Pular para o conteúdo principal

Bogotá e seus sabores

Bogotá, Abril de 2015

De todas as cidades que visitei até aqui, Bogotá foi o lugar onde mais visitei restaurantes legais pelo menor preço. Serviço atencioso, comida de qualidade, bem preparada e bem apresentada, restaurantes bonitos e aconchegantes, que, se fossem no Rio de Janeiro, custariam, no mínimo, o dobro do preço. A relação custo benefício no quesito boa comida em Bogotá é muito favorável ajudada também pela cotação favorável do real em relação ao peso colombiano.

Uma área que gostei muito de ir nos jantares enquanto estive na cidade foi a Zona G.A Zona G é uma área que corresponde a cerca de dois quarteirões que são completamente tomados de bons restaurantes. Alguns dizem que o G da Zona G está associado a zona gourmet ou zona gastronômica. Outros dizem que o G refere-se simplesmente ao formato da área. Enfim... O que interessa é que ali você pode passar um mês sem repetir restaurantes e sempre comendo bem por um bom preço.

Obviamente que mesmo jantando por lá todos os dias (o que infelizmente não aconteceu) eu não conseguiria conhecer muitos restaurantes em apenas uma semana. Então teve dias em que jantei em um restaurante e depois fui pra outro experimentar a sobremesa e tomar um café. Tudo para poder aproveitar um pouquinho mais.

Vou deixar aqui dicas de alguns ótimos restaurantes que conheci e recomendo de olhos fechados:
  • Harrys Bar: Calle 70 5-57 Destaque para o suculento Rib Eye!
  • Bourbon: Calle 69A 5-48 Fui para sobremesa. Destaque para o Jazzinho que rola a noite toda.
  • El Butcher: Calle 69A 5-60 Especializado em carnes. Comi o bife de Lomo que corresponde ao nosso filé mignon acompanhado de com fritas
Já o restaurante que mais gostei de tudo que experimentei em Bogotá, tive o privilégio de conhecer justamente na noite do meu aniversário. Chama-se Julia Antipasteria - Pizzeria - Enoteca e também fica na Zona G.

O restaurante é pequeno porém muito organizado e aconchegante. Trata-se de um corredor estreito que divide espaço entre a passagem das pessoas e algumas poucas fileiras de mesas. As paredes dos dois lados do corredor tem função de adega e abrigam os vinhos da carta do restaurante. No fundo do corredor há um balcão que fica de frente para os pizzaiolos e para o forno a lenha. Foi lá que sentei pra curtir minha pizza artesanal de coppa e rúcula acompanhada do vinho italiano Santa Cristina, da Toscana. Safra 2013. Tudo perfeito para aquecer uma noite fria e celebrar meus 28 anos ! Julia Antipasteria - Pizzeria - Enoteca fica na Carrera 5 # 69 A -19.

Falando em aniversário, o hotel também deixou uma lembrancinha pra mim no quarto. Achei bacana a consideração e atenção! A tortinha também estava boa ! :)

Comida típica

Não é só de Zona G que vive Bogotá. Acho legal registrar mais alguns lugares que ficaram na memória. O primeiro que queria comentar é o "Sopitas Del Carajo!" Significa isso mesmo que você pensou. É uma casa bastante informal mas bem arrumadinha, decorada nas cores da bandeira colombiana e especializada em sopas e pratos típicos. O nome dos pratos no cardápio podem ser cômicos! Fui lá em um almoço com a turma que estava no treinamento. Fica na Carrera 9 #70-29.

O colombiano também gosta muito de misturar os sabores salgados com doces. A presença de frutas como manga e principalmente abacate nos pratos salgados é bem comum. Eu particularmente não curto muito mas achei curioso. Passei a infância tomando vitamina de abacate e comendo abacate amassado com açúcar e agora vejo colombianos simplesmente comendo essa fruta com arroz ! Difícil digerir isso logo de cara! hehe

Arroz e abacate no Restaurante Typykos em Bogotá
BBC - Bogotá Beer Company

O BBC é uma produtora de cervejas artesanais colombiana e também uma rede de pubs espalhadas por Bogotá. Os pubs da BBC não são exatamente para comer mas atrai muita gente na cidade todas as noites para bebidas, bate papo e um rockzinho. Confesso que não é meu tipo de lugar favorito mas tenho que reconhecer que para quem gosta de pub o BBC é um prato (ou copo) cheio! rs Fomos lá com a turma na última noite da galera em Bogotá.

Galera do treinamento em um BBC na Zona T
Fico por aqui com os relatos dessa cidade que voltaria a visitar com muito prazer! Bogotá surpreendeu e deixou saudades! Nos próximos posts vou falar sobre o Chile. Uma viagem que fiz de férias com Bea e Amandinha. Foi a estreia da Amanda em viagens internacionais!

Abcs

Renato Vieira

Postagens mais visitadas deste blog

Pôr do Sol ao som de Bolero de Ravel - Praia do Jacaré - João Pessoa

João Pessoa, Maio de 2016, Vista da Praia de Tambaú a partir do hotel - Maio de 2016 O último final de semana das nossas férias havia chegado e com ele um novo destino: João Pessoa, capital da Paraíba... distante um pouquinho mais de duas horas de estrada vindo de Pipa . Eu já havia visitado João Pessoa antes, em 2008. Na ocasião estava a trabalho mas graças aos colegas paraibanos da empresa que eu trabalhava a época, consegui conhecer alguns dos pontos principais de JP numa verdadeira maratona depois do horário de trabalho! Lembro que daquela vez almoçamos peixe na Praia de Tambaú, fomos até a Ponta do Seixas (ponto mais oriental de toda a América) e curtimos o famoso Pôr do Sol da Praia do Jacaré ao som do Bolero de Ravel... Flashback: Ponta do Seixas 2008 Flashback: Praia de Tambaú 2008 Voltando para 2016, mais uma vez a passagem pela capital paraibana seria curta ... ficaríamos apenas 30 horas na cidade... Pipa, onde estávamos até então, fica exatamente no me

Bariloche: Isla Victoria e Bosque Arrayanes

Bariloche, Abril 2016 No post anterior falei um pouco da nossa chegada em Bariloche iniciando o nosso tão esperado período de férias. A partir de agora vou registrar alguns dos passeios que fizemos na região que é riquíssima em belezas naturais como é comum em toda a Patagônia! Não vai dar pra falar de tudo em apenas um post então essa é apenas uma primeira parte. Passeio de barco a Isla Victoria A Isla Victoria é uma ilha protegida pela reserva ambiental do Parque Nacional Nahuel Huapi. Compramos o passeio pra lá na agencia de turismo Turisur que tem pelo menos duas lojas no centrinho da Bariloche. Para chegar até a ilha, um ônibus da agencia nos levou do apartamento até o Puerto Pañuelo que fica próximo ao famoso Hotel Llao Llao. Do Puerto Pañuelo embarcamos num catamarã de outra agencia, a CAU-CAU, e iniciamos a navegação pelo lago Nuhuel Huapi. Apertando Amandinha na entrada do Puerto Pañuelo Já na Isla Victoria, as atividades foram: caminhadas em trilhas leves

Confeitarias de Bariloche - Chocolates Rapa Nui

Bariloche, Abril de 2016 Neste e no próximo post estarei fechando os relatos sobre Bariloche, falando sobre lugares especiais na cidade onde curtimos nossos chocolates, alfajores, doces de leite, cafés e tudo de açucarado que combina tão bem com o frio que faz por lá! Vou comentar basicamente sobre três lojas que ficam na calle Mitre , a uma curta caminhada de distância uma da outra... Vamos começar com a Chocolates Rapa Nui de Bariloche ! Chocolates Rapa Nui A maior das confeitarias que visitamos em Bariloche foi a Rapa Nui . Fomos lá pelo menos três vezes na semana em que estivemos na cidade, sempre depois do almoço para tomar um café e saborear uma sobremesa no belo e amplo salão da confeitaria, todo no estilo Art Nouveau ! Balcão na entrada da Rapa Nui Bonito vitral no teto do salão da confeitaria Rapa Nui em Bariloche Parte do salão da confeitaria Rapa Nui Escolhendo o próximo pedido na RapaNui A Rapa Nui começou em Bariloche produzindo chocol

Bariloche: Cerro Tronador e Ventisquero Negro

Bariloche, Abril de 2016 Ainda sobre os passeios em Bariloche... Cerro Tronador e Ventisquero Negro (Glaciar Negro) Assim como os passeios para a Isla Victoria e o Bosque de Arrayanes , compramos o tour para o Cerro Tronador na Turisur. Esse era o passeio que eu mais tinha expectativas desde o início do planejamento do roteiro da viagem! Como seria quase um dia inteiro passeando a céu aberto, deixamos pra fazê-lo no dia com menor probabilidade de chuva possível e graças a Deus deu certo! Na estrada: Ao fundo a cabeceira sul do Cerro Catedral e o Lago Gutierrez O Cerro Tronador é um vulcão extinto de aproximadamente 3.490 metros, localizado em um dos pontos fronteiriços entre Argentina e Chile. No cume desse vulcão, há precipitação de neve o ano todo o que gera uma acumulação de gelo. Esse gelo acumulado por sua vez forma o Glaciar Manso . Como o Glaciar Manso está no cume do vulcão e constantemente em movimento, há sempre queda de gelo para a base do vulcão. O ruído

Bariloche: Seis dicas de onde comer boa carne!

Bariloche, Abril de 2016 Concluídos os relatos sobre os passeios mais importantes que fizemos em Bariloche , quero entrar agora em uma outra parte da viagem que foi igualmente gostosa: Os restaurantes! Em Bariloche comemos em lugares bem legais e com preços bem acessíveis se comparados com restaurantes do mesmo padrão no Rio de Janeiro por exemplo... E a nossa dieta em Bariloche foi estritamente carnívora! Se no nosso prato não tinha algum corte tradicional do churrasco argentino, pode contar que tinha o folclórico Cordeiro Patagônico! hehe Restaurante da hosteria La Casita Andando pelo centrinho de Bariloche, próximo a hora do almoço, descobrimos sem querer esse restaurante pequeno, arrumadinho, todo decorado no estilo alpino, dentro de uma hosteria (pousada). Lá entramos e fomos muito bem recebidos num ambiente aconchegante, rústico e com atendimento familiar!   Nós no restaurante da hosteria La Casita em Bariloche Vista da janela onde estávamos no La Casita