Depois um revigorante período no Chile, embarcamos num voo para uma curta passagem por Montevidéu, capital do Uruguai. Antes de pegar esse voo, ainda fizemos uma viagem de ônibus de cerca de 3 horas saindo de Santa Cruz no Valle de Colchagua em direção a Santiago. Eu já havia visitado o Uruguai em 2013 mas na ocasião o destino no país havia sido Colônia del Sacramento num "bate e volta" a partir de Buenos Aires.
Cena no Café Restaurante Jacinto |
Vista do nosso apê na ciudad vieja por fora |
Amanda se ambientando |
Rádio Vitrola e Apple TV.... O velho e o novo |
Sala |
Depois do café seguimos caminhando pela Peatonal Sarandí até a Plaza Constitución onde estava rolando uma feirinha de antiguidade e artesanato. Paramos um pouco num dos bancos para "ver as modas" quando um menino veio até nós entregar um folheto de evangelismo. Pra nossa surpresa, o menino era chileno e estava num grupo de jovens onde também havia uma brasileira. Como éramos brasileiros e estávamos recém chegados do Chile, isso já foi motivo pra ele sentar do nosso lado e conversar. O menino falou muito da família dele no Chile e de sua pretendente brasileira que morava em São Gonçalo, Estado do Rio de Janeiro. Gastamos bem uma horinha de papo com o rapaz enquanto observávamos o movimento naquele início de tarde em Montevidéu.
Plaza Independencia
Seguimos a nossa caminhada até a praça que marca a divisão entre a Ciudad Vieja e a "cidade nova".
Essa era a Plaza Independencia, um dos cartões postais de Montevidéu. Apesar de ser a mais famosa a Plaza Contitucion estava bem mais animada!
Almoço Mercado del Puerto
![]() |
Palacio Salvo ao fundo na Plaza Independencia |
Nosso almoço em Montevidéu era, para mim o ponto mais esperado dessa nossa curta passagem pela cidade. Como amante que sou de uma boa carne vermelha, sabia que dentro do Mercado del Puerto havia vários restaurantes especializados no renomado Churrasco Uruguaio! Então, cheios de expectativas, entramos no recinto e pedimos nosso almoço! No meu caso, um suculento bife de ancho acompanhado de fritas. Para acompanhar, o vinho uruguaio Don Pacual, Reserve, Tannat, safra 2013!
A sobremesa e o café foram na Alfajores del Uruguay Store, que fica bem em frente ao mercado e ao porto. OBS: Como estou escrevendo esse post com um ano de atraso, visitamos em 2016 um restaurante no mercado municipal do Rio de Janeiro (CADEG) que também tem como especialidade a parrilla uruguaya sem dever nada aos nossos hermanos. Para saber mais clique aqui.
Río de la Plata
Para descansar do almoço fizemos uma caminhada até o píer onde gastamos um tempinho admirando o Rio de la Plata no horizonte. Estava ventando muito e um vento bem gelado, tivemos que encapar a Amanda todinha no sling. Tadinha, não viu nada a bichinha! :)
Para fechar, visitamos o Centro Cultural de España Montevideo que fica próximo a Plaza Constitución Lá curtimos as exposições e relaxamos um pouco na cafeteria do CCE naquele agradável fim de tarde na capital uruguaia.
![]() |
Na varanda da cafeteria do Centro Cultural de España |
Abcs
Renato Vieira
Comentários